Fonte: CIMM - 22/02/2011
Pela especialização que exigem e pelo retorno financeiro da aplicação da filosofia, os Black Belts são profissionais muito requisitados no mercado de trabalho. "O Six Sigma treina um grupo seleto de profissionais de uma empresa, que então se tornam responsáveis por grandes mudanças e melhorias através da implementação de ferramentas e técnicas, geralmente bastante complexas para que os trabalhadores da linha de frente possam usar cotidianamente", esclarece Obara.
Como parte de um processo maior, o processo Seis Sigma, e seus líderes, se encontram inseridos em uma gestão mais ampla, capaz de alcançar os outros integrantes da linha de produção. "O Lean faz uso da participação e contribuição de todos os colaboradores de empresa, com foco em atacar os problemas do dia-a-dia através da aplicação constante de conceitos simples. Seus princípios, no entanto, requerem uma mudança na cultura da empresa, liderada de cima para baixo, de forma que engaje todos os níveis hierárquicos de maneira consistente e sustentável".
Mas Sammy Obara reforça que "o importante é refletir o quanto as atividades que agregam valor representam no total das oportunidades de melhorias existentes num sistema de valor". Atualmente, é difícil que uma empresa sobreviva à concorrência sem se preocupar com redução de custos e eliminação de perdas. E ter profissionais capacitados e habilitados para colocar em prática ideias que alcancem maior lucratividade da entidade é essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário