19/02/2014 23h52- Atualizado em 20/02/2014 13h45
Servidores da Suframa iniciam greve geral por tempo indeterminado, no AM
Categoria quer melhorias salariais e reestruturação física de unidades.
Ingresso de mercadorias em Manaus pode sofrer danos, diz órgão.

Cerca de 400 servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) iniciaram uma greve geral, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (19). Eles reivindicam a reestruturação do plano salarial e exigem também melhorias na infraestrutura das sedes da superintendência espalhadas pelo Norte do país. Ao todo, cinco estados, entre eles o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá, já aderiram a paralisação. De acordo com o órgão, a greve poderá causar danos ao ingresso de mercadorias no mercado local.
Segundo o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, no momento, o órgão se articula com o propósito de manter as atividades mínimas na sede, bem como serviços essenciais, como o fornecimento de insumos alimentícios e medicamentos. "Eventualmente se nós tivéssemos uma paralisação absoluta e completa nós teríamos prejuizos muito grandes. Mas nós estamos trabalhando no sentido de dialogar para que isso possa ter uma minoria nos danos. A greve é um direito do trabalhador. Eles tem liberdade de decisão e nós respeitamos", disse.
De acordo com Nogueira, reuniões com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) têm sido realizadas sobre as reivindicações de servidores. O superintendente afirmou que busca manter Brasília informada sobre as pautas em discussão e que aguarda uma manifestação do Ministério do Planejamento para decidir sobre a questão. "Ainda hoje teremos uma reunião com o (MDIC) para definir os próximos passados", contou.
Pela manhã, a comissão grevista se reuniu junto com o superintendente para discutir sobre os desdobramentos e impactos da greve. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Funcionários da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior, uma "proposta verbal" não impedirá a paralisação. "Ele [Thomaz Nogueira] não nos apresentou nenhum documento na reunião, nada que nos desse respaldo de que nossas reivindicações seriam atendidas. Assim não é possível que haja acordo", afirmou.

Conforme Belchior, um servidor de nível superior da Suframa recebe mensalmente um valor salarial equivalente a R$ 4.500, valor inferior a um servidor de nível médio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por exemplo. "No Ipea, um auxiliar de serviços gerais ganha R$ 4.690. A defasagem salarial é muito grande, essa é a nossa prioridade. Em segundo vem a restruturação física das unidades da Suframa, que estão abandonadas, como o caso de Guajará-Mirim, em Rondônia. Quando chove os servidores tem que andar de botas porque alaga tudo, pois não foi pavimentado", disse o vice-presidente do sindicado.
Ainda segundo ele, as atividades essenciais de suporte a vida, como a liberação de medicamentos, materiais hospitalares e insumos alimentícios, serão mantidas conforme orientação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Federal (MPF). Belchior afirmou também que a greve segue por tempo indeterminado. "Existem servidores trabalhando em todas as unidades, como no aeroporto e no Porto da Ceasa. Se tiver boa vontade do Ministério do Planejamento, amanhã a gente sai da greve. Caso contrário, não temos prazo para encerrar a paralisação", concluiu.
Em cartazes espalhados pela entrada da sede da Suframa, servidores questionavam a prorrogação da Zona Franca de Manaus, frente as condições salarias e de infraestrutura. Em coletiva, o superintendente do órgão, Thomaz Nogueira, afirmou que deve apresentar uma resposta aos servidores até esta sexta-feira (21).
Misrai Barbosa
há 4 dias
Sr. Belchior, não está sendo liberado nada, improcedente suas informacoes, estivemos hoje na sede do órgão da Suframa, para realizar a liberacão de um medicamento perecivel e o Agente de carga foi tratado como palhaço, é mais bonito falar a verdade viu, porque ai não temos que ficar perdendo tempo indo lá no centro sul da cidade para não resolver e ainda ser desrespeitado, absurdo!
Joao Pedro
há 4 dias
tem q fazer uma resciclagem nos funcionarios da suframa, sao todos da velha guarda pelo visto, e nao parecem estar preocupados, na foto estavam todos rindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário