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sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Aumento de 13% do diesel pressiona tarifas de ônibus

Atualizado 12/02/2016 16:58


O ano começou com várias cidades do país, inclusive capitais, declarando aumento na tarifa de ônibus. Em ao menos 13 capitais houve reajustes. Em alguns casos, como em Cuiabá, a passagem teve um acréscimo de 16,12%, passando de R$ 3,10 para R$ 3,60.
A cidade do Rio de Janeiro realizou um aumento de 12%. O motivo, segundo especialistas, é o aumento no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) e do diesel S-10, usado nos ônibus urbanos.
De acordo com o balanço da ANP (Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), no último ano, o preço do óleo diesel subiu 13%. O diesel S-10 passou de R$ 2,76 para R$ 3,14, na média nacional, variando de acordo com alguns municípios. Já a média de preço dos outros tipos de diesel apresentou elevação de R$ 2,61 para R$ 2,99.
De 2013 até o fim de 2015 foram realizados cinco aumentos no preço do óleo diesel no Brasil: 5,4% em janeiro de 2013; 5% em março de 2013; 8% em novembro de 2013; 5% em novembro de 2014; e 4% em setembro de 2015. Segundo dados do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), no início deste ano, o preço da gasolina no Brasil está 14,4% maior que a cotação do mesmo combustível no Golfo do México, que é usada como referência nos mercados do Atlântico. Em relação ao diesel, a situação é pior. O óleo diesel no Brasil está 47,1% acima da cotação também no Golfo do México.
Com o valor do combustível mais elevado e o aumento de insumos, ficou mais caro também o transporte de passageiros. Essa é a constatação do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros). “Há anos, o diesel correspondia a um terço do valor da gasolina e agora os preços estão praticamente se igualando. Os aumentos foram muitos e chega uma hora em que não há mais possibilidade de não repassar esse custo ao consumidor”, explicou o presidente do Sindpass, Paulo Afonso de Paiva Arantes, acrescentando que outras áreas do transporte também sofreram aumentos significativos, como pneus e manutenção.
Vale ressaltar que o combustível utilizado em ônibus municipais e intermunicipais é menos poluente. O S-10 recebe esse nome por causa da quantidade de enxofre - 10 ppm. Esse tipo de diesel também recebe 5% de adição de biodiesel, de origem vegetal, e é obrigatório às empresas de transporte urbano. “Sabemos da importância desse combustível ao meio ambiente e também achamos importante a preservação, mas ao invés de ser mais barato, por conta das questões ambientais, o diesel S-10 é 10% mais caro que o diesel comum”, comentou Paulo Afonso, acrescentando que o Sindpass está montando uma nova planilha de despesas e receitas para verificar os déficits orçamentários de 2015.

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