Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EMBARCADORES - NOVA FILOSOFIA

Embarcadores terão que RE-INVENTAR a área de TRANSPORTES para sobreviver
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Se nada mudar significativamente nos próximos meses no cenário político-econômico local e mundial, vivenciaremos uma situação inédita para muitos Gerentes de Logística e Coordenadores da área de Distribuição em diversos setores da indústria, comércio, varejo e atacado. E também para Operadores Logísticos e Transportadoras.

Desde 1995 a relação entre Embarcadores e Transportadoras vem mudando de forma considerável, a favor do tomador de frete. Ao longo desse período os preços caíram de forma abrupta, e por outro lado, os custos aumentaram em progressão geométrica. Apenas para exemplificar, a variação do preço do diesel foi de cerca de 500% entre 1995 e 2010. Nesse mesmo período, os salários de motoristas e ajudantes variaram ao redor de 200%.

Isso, associado a outros fatores levou à quebra de muitas Transportadoras, muitas delas verdadeiros ícones do setor, como Rodoviário Michelon,Dom Vital, Tresmaiense, ITD, Etsul, Di Gregório, Rápido Paulista, etc. Para que você tenha uma clara idéia desse processo de degradação do setor de transportes, das 10 maiores transportadoras do Brasil em 1975, 8 delas sequem nem existem mais e apenas uma delas ainda atua no transporte rodoviário de cargas, a Atlas Logística e Transportes.

Por outro lado, isso também colaborou para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento de prestação de serviços de transportes no Brasil, já que as empresas foram “obrigadas”, por questão de sobrevivência, a se re-inventarem, reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade dos veículos e dos terminais de carga, buscando novos serviços e receitas complementares, melhorando controles internos, incorporando novos conceitos de gestão e tecnologias, etc.

Com o aumento da demanda por serviços de transportes, em todos os modais, e devido ao fato de a oferta não acompanhar elasticamente esse acréscimo significativo na procura, os preços começaram a se recuperar a partir de 2009, e esse movimento deverá continuar em curva ascendente nos próximos anos, dado o otimismo generalizado (somos o quinto país mais otimista do mundo) e as dificuldades crescentes no atendimento da demanda.

Vários fatores contribuíram e ainda colaboram para isso. Faltam motoristas e a escassez estimada em 120 mil profissionais, limita a oferta de serviços. Esse é um problema de difícil resolução, e a falta de profissionais deverá elevar os salários dos motoristas, refletindo diretamente no custo total de transporte.

Está em análise no Congresso Nacional uma nova lei que limitará a jornada de trabalho dos motoristas de caminhão no Brasil, não permitindo mais que sejam trabalhadas 14, 15 ou 16 horas por dia. Além disso, a lei fixará intervalos mínimos de parada a cada 4 ou 5 horas de direção ininterrupta.

As restrições ao trânsito de veículos nas principais vias e nas áreas centrais das grandes cidades também colaboram diretamente para o aumento dos custos, que é repassado imediatamente aos Embarcadores através de uma nova taxa, conhecida por TRT – Taxa de Restrição de Trânsito, que pode chegar a 100% do valor do frete original.

Nessa nova realidade, esqueça a velha artimanha de cotar fretes com diversas empresas e praticar um verdadeiro leilão de preços. Agora é a vez dos Embarcadores se reinventarem.

Aproxime-se de seus parceiros. Realize, por exemplo, reuniões trimestrais, de mão dupla, do tipo toma-lá-dá-cá, onde cada parte poderá expor seus problemas, para em conjunto, desenvolver soluções ganha-ganha.

Desenvolva indicadores, para que tanto o Embarcador e seus parceiros, tenham o real entendimento dos fatores qualitativos e quantitativos pelos quais deverão ser avaliados.

Aprenda a premiar as melhores práticas. Deixe de lado aquela cultura de penalização. Desenvolva e implante mecanismos que permitam a bonificação das empresas que de alguma forma contribuam para a alavancagem de vendas da sua empresa. Muitas empresas desenvolveram sistemáticas de premiação para seus parceiros, em função da pontualidade de entrega, produtividade nas entregas, ocorrência de avarias, reclamações de clientes, etc. Aí se destacam Embarcadores como BIC, 3M, Boticário, Alpargatas, Natura, Hermes, Syngenta, dentre outras. Até os grandes Operadores Logísticos multinacionais, como a Ceva Logistics e a DHL, desenvolveram modelos de premiação para seus parceiros.

Estabeleça contratos formais de médio prazo (3 a 5 anos) com seus parceiros, especificando direitos e deveres de cada parte.

Resumindo, crie mecanismos para reter e desenvolver seus parceiros. Um novo tipo de relação deve dar lugar à antiga queda de braço entre as partes.

Daqui para frente, mais do que simplesmente realizar cotações de frete, a sua empresa precisará, de verdade, reinventar a forma como o transporte é gerenciado!


Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Atualmente é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda, da NETLOG (voltada ao hunting e outplacement), da Resolve! e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em logística (mais de 150 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos seis anos treinou mais de 10.500 profissionais de 3.500 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 350 artigos na área divulgados em websites, revistas e jornais.

Tigerlog, empresa de consultoria e treinamento em logística, atuando desde 2003 no mercado, contando com mais de 150 projetos realizados e mais de 12.000 profissionais treinados através de cursos abertos ao público em todo o Brasil e sessões in-company desenvolvidas conforme as necessidades de cada empresa. Nosso portfólio em consultoria envolve a otimização de armazéns, projetos de novos Centros de Distribuição, redesenho da malha logística, revisão da operação de transportes, gestão do processo de contratação de Transportadoras e Operadores Logísticos, elaboração de plano Diretor de Logística e apoio a Transportadoras e Operadores Logísticos. Visite nosso website: http://www.tigerlog.com.br/ .

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ASIAN COMPANY TRANSPORTES RECEBE PRÊMIO DE QUALIDADE E AMBIENTAL

Certificado Internacional do Padrão em Excelência na Qualidade dos Produtos e Serviços;Empresa com Padrão de Qualidade Internacional e Ambiental 2011

Certificado Internacional do Padrão em Excelência na Qualidade dos Produtos e Serviços                      Oficio Nº:53/2011
Uma Realização

Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality




Á Diretoria



ASIAN COMPANY -TRANSP.LOGÍSTICA


A Empresa acima. foi indicada a receber o  PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011®,e Empresário do Ano. E que ocupou inquestionavelmente a qualidade, a comissão de consultores de qualidade do Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality  que se basearam em  vários aspectos do desempenho da empresa:  filosofia empresarial , prática operacional , qualidade dos produtos ,  respeito ao consumidor/cliente  e  responsabilidade social e credibilidade da empresa no mercado.

Votado para empresa,empresários, profissionais liberais e entidades de classe, o prêmio PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011 reconhece as iniciativas das empresas e veículos de comunicação ao longo do ano e é organizado pelo Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality.

O Troféu PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011, tem como finalidade principal trazer ao conhecimento público, empresas no segmento industrial, comercial e de serviços, ou profissionais Liberais, que com talento e capacidade de empreender, contribuem com o crescimento e desenvolvimento do país.

Este intercâmbio entre os países participantes oportuniza novos negócios e parcerias, pois na ocasião acontecerá a entrega do Troféu PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011  , com presenças de Empresas e autoridades representativas dos Países da América Latina, América do Norte e Europa
Atenta ao que ocorre no mundo business, o PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011 seleciona seus convidados através de participações em feiras nacionais e internacionais, congressos, pesquisas de desenvolvimentos de produtos inovadores, tradição no mercado nacional, por prêmios recebidos, pela responsabilidade social e certificados de qualidades adquiridos no decorrer de sua existência.

O Objetivo desta premiação é trazer a público as iniciativas empresariais e profissionais que incentivam o talento, a produtividade e, principalmente a capacidade do empresário empreendedor.

Trata-se do reconhecimento às empresas que contribuem para o crescimento e desenvolvimento do país, devido à constante luta para permanecer em um mercado tão competitivo, nos seus diversos setores.
Por este motivo o Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality  , como uma prova de reconhecimento á qualidade de sua empresa e a cada um de seus seguimentos, e pelo grande público consumidor,  pela preferência aos produtos incentiva a melhorar a qualidade .

O resultado da pesquisa junto a clientes e fornecedores da empresa, que foi determinante para a confirmação da referida premiação, sendo que outros aspectos relevantes estão  abordados no  laudo técnico de qualidade internacional   elaborado pela divisão de qualidade do Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality .

Agora  o respectivo  troféu, para a empresa, selos  de qualidade e certificado de qualidade serão entregue somente em solenidade, com jantar  no evento a  realizar-se no próximo dia 18 de Julho 2011 ás 20 horas no Buffet Tulipas-Salão Mansão Av. Paes de Barros, 1229 – Mooca -São Paulo, 03115-020, Brasil

TRAJE RIGOROSAMENTE  BLACK-TIE PARA TODOS
Desta forma, parabenizamos a alta administração e toda a equipe da empresa por esta importante conquista ao mesmo tempo em que colocam nossos diretores á disposição de Vossa Senhoria para quaisquer outras informações que fizerem necessárias.
E desde já contamos com sua presença

Atenciosamente,

Maria Simônica França.

Diretora Geral.
De: Instituto Nacional de Excelência de Gestão de Qualidade Total Quality [mailto:institutototalquality@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 13:46
Para: administracao@asiancompany.com.br
Assunto: esclarecimentos


Nós recebemos indicações, de clientes ou parceiros da empresa.

Em cima  desta indicação o Instituto Nacional de Excelência de estão de Qualidade Total Quality, começa a fazer uma pesquisa de qualidade da empresa.

Produtos ,serviços ,atendimento e principalmente a credibilidade da empresa no mercado.

Quando a empresa  recebe  o oficio ,ela  passou por critérios de avaliação e conseguiu atingir o nível de pontuação de qualidade internacional estabelecido pela  OMC, ISO 9001, ISO 14001 Ambiental, Selo de qualidade internacional  e Selo Ambiental internacional

O PRÊMIO TOP OF QUALITY GOLD INTERNACIONAL 2011®,e Empresário do Ano ,têm como objetivo reconhecer, distinguir e premiar a gestão de empresas e instituições que se destacam no mercado brasileiro, cuja excelência na qualidade de seus produtos ou serviços contribui efetivamente para o desenvolvimento sócio-econômico dos paises.

As empresas e instituições são indicadas para conselho de qualidade do I.N.E.Q.T.Q e seus auditores, ainda através das empresas e instituições já certificadas, que recomendam seus parceiros e fornecedores.

Criteriosa e cuidadosa na concessão das certificações, o Instituto Nacional de Excelência  de Gestão de Qualidade Total Quality, diferencia se pelo caráter do prêmio – não normativo – que avalia o estagio da qualidade nas empresas e instituições indicadas, sem prescrever metodologias e ferramentas de gestão, sempre inflexíveis e traumáticas. A qualidade presente na organização indicada poderá ser originada através da implantação e normas ISO ou de métodos gerenciais desenvolvidos pela própria empresa.
Serão 90 empresas no Brasil e 30 do exterior.

Por favor, confirmar a participação ou não
Qualquer duvida




Renato Luis .
Diretor.
(11) 2338-6275

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

11/01/2011 - ALAGAMENTOS EM SP


G1

São Paulo

 11/01/2011 07h09 - Atualizado em 11/01/2011 07h18

Com alagamentos, CET pede que motoristas evitem a Marginal Tietê

Rodízio municipal de veículos não foi suspenso nesta manhã.
Por volta das 7h, cidade tinha 52 pontos de alagamento, 33 intransitáveis.

Do G1 SP
alagamento marginal tietêMotoristas tentam escapar de ponto de alagamento na Marginal Tietê (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recomendou na manhã desta terça-feira (11) que os motoristas evitem a Marginal Tietê devido aos diversos pontos de alagamento registrados na via, alguns deles intransitáveis. Como alternativa, a CET recomenda a Radial Leste – que apesar de também ter trânsito complicado, não tem alagamentos.
No sentido Castello Branco da Marginal Tietê, há pontos de alagamento que bloqueiam totalmente as pistas ou dificultam a passagem na altura da Ponte das Bandeiras e Ponte do Limão. No sentido Ayrton Senna há interdições na altura das pontes do Tatuapé, Bandeiras e Jânio Quadros.
Apesar dos problemas no trânsito, a CET informou que o rodízio municipal de veículos não foi suspenso. Por isso, carros com placas final 3 e 4 não podem circular pelo centro expandido da cidade entre 7h e 10h e 17h e 20h.
Por volta das 7h, a CET registrava 57 km de congestionamento na cidade, índice considerado acima da média para o horário.
AlagamentosPor volta das 7h, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 52 pontos de alagamento ativos na cidade – 33 deles intransitáveis. Alguns foram formados ainda na segunda-feira (10).
Nesta manhã, havia alagamentos intransitáveis na Marginal Tietê, na Avenida Alcântara Machado, na Avenida Doutor Abraão Ribeiro, na Avenida Cruzeiro do Sul e na Avenida do Estado.
Ainda segundo o CGE, o maior índice pluviométrico registrado até as 4h30 desta terça era na Vila Galvão (Cabuçu de Cima), com 125,2 mm. No Rio Tietê em São Muiguel/Guarulhos choveu 118,8 mm.