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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Frota antiga de caminhões no país requer solução urgente


16/8/2010
A idade avançada da frota de caminhões no Brasil gera inúmeros problemas, que passam pelo aumento das emissões de poluentes, pelo maior número de acidentes e mais congestionamentos nas cidades, além dos impactos desfavoráveis na eficiência das operações logísticas e nos custos do transporte. Com tecnologia obsoleta, os veículos antigos são menos produtivos e consomem mais combustível do que os novos.
Do total da frota brasileira, 45% têm mais de 20 anos de uso, o que representa cerca de 600 mil caminhões. E dentre eles, 270 mil estão com mais de 30 anos de uso. Há estimativas de que os veículos novos, com tecnologia desenvolvida, cheguem a emitir entre 80% e 90% menos poluentes do que aqueles fabricados até 1993. E 53% dos caminhões que circulam hoje no Brasil foram produzidos antes deste ano.

A necessidade de renovação da frota é um problema que preocupa e exige uma solução urgente, com o engajamento de órgãos públicos e empresas privadas. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) defende que o Brasil implante um plano efetivo para que esta frota antiga possa ser renovada e o aço e outros componentes sejam reaproveitados.

Neste contexto, a Confederação desenvolveu o RenovAR – Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões, apresentado no ano passado ao Governo Federal, e acaba de realizar, na quinta-feira, dia 12 de agosto de 2010, o Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota.
O plano prevê a melhoria do acesso ao crédito, especialmente para os caminhoneiros autônomos, e a retirada de circulação dos veículos antigos com a destinação correta da sucata e de outros materiais para a reciclagem. Metais e outros componentes e insumos - como combustível, óleos lubrificantes, vidros e baterias - podem ser reaproveitados e precisam ter destinação ambientalmente adequada.

Os caminhoneiros autônomos, que respondem por 62% do total da frota de 1,3 milhão de caminhões no Brasil, são proprietários de 88% dos veículos com mais de 30 anos e têm dificuldades em conseguir comprar veículos novos. O RenovAR defende que sejam retirados de circulação todos os caminhões com mais de 30 anos (270 mil unidades). Se a cada ano, forem sucateados 50 mil veículos, será necessária mais de uma década para que todos os caminhões com mais de 30 anos não circulem mais.

Este plano da CNT foi elaborado no âmbito do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. E o Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota também foi realizado como mais uma das ações deste programa. Durante todo o evento, o problema foi amplamente discutido.

A Confederação, os seis palestrantes e outros importantes participantes expuseram os desafios da implantação de um programa como este. Experiências da Espanha, México e Argentina foram conhecidas, além de algumas iniciativas relevantes no Brasil. Este seminário foi um marco no que se refere à reciclagem de veículos e renovação de frota, pois reuniu todos os envolvidos no tema, entre órgãos públicos, setor privado, comunidade acadêmica e outros participantes.

Principais conclusões do seminário:
Está sendo elaborado um documento para publicação e distribuição à sociedade, órgãos e entidades formadoras de opinião sobre o tema, chamando a atenção para as principais diretrizes, dentre elas: a necessidade de se ter um programa de reciclagem de veículos e renovação de frota, confirmada pela idade avançada da frota, os impactos ambientais, sociais e econômicos e pela percepção de que a reciclagem é um bom negócio do ponto de vista econômico.

Há um cenário favorável para a implantação de um Programa Nacional de Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com bases em responsabilidade compartilhada e acordos setoriais. Um programa de reciclagem só se dá com a concretização desses princípios. Outro ponto favorável é a elaboração, no âmbito da Política Nacional de Mudança do Clima, do Plano Setorial do Transporte.

Por fim, no seminário foi proposta a criação de uma comissão, coordenada pela CNT e composta por diversas outras entidades, para a elaboração de um documento para apresentar a proposta do Programa Nacional de Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota.
Confira abaixo as apresentações do Seminário:
          Plano RenovAr e Programa Despoluir

          A experiência na Europa / Ignácio Juárez Pérez, Centro de Experimentacion y Seguridad Vial Mapfre - CESVIMAP, Espanha

          A experiência do México: O Programa de “Chatarrización” / Miguel H. Elizalde Lizarraga, Subsecretaria de Transporte, Governo Federal Mexicano

          A Experiência na América Latina / Fábian Pons, Centro de Experimentacion y Seguridad Vial - CESVI Argentina

          O Projeto de Reciclagem no Brasil / José Aurélio Ramalho, Centro de Estudos Automotivos - CESVI Brasil
        * Clique e confira também os vídeos desta apresentação:
           Vídeo 1
           Vídeo 2
           Vídeo 3

          Aproveitamento da Sucata para Fabricação do Aço no Brasil - Realidades e Oportunidades:
           Lucila Caselato - Instituto Aço Brasil - IABr
           Heitor Bergamini - Gerdau

Redação CNT

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